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terça-feira, 25 de outubro de 2016

Exercício 1º RespirAR e ObservAR


Quando necessitamos aumentar a autoestima, em 100% dos casos, existe falta de consciência de quem realmente somos. Somos únicos e só este fato já é razão de saber o nosso valor inestimável. 

Mas, por que não reconhecemos ou percebemos nosso valor e exclusividade? Penso que uma das razões é o hábito de focarmos a falta, a carência, o que não temos, assim deixamos de ver quem somos realmente.

Repare que nos “pesinhos” do coraçãozinho malhando estão a Aceitação e o Perdão. Esta é à base da autoestima: autoaceitação e autoperdão. Todos os passos/exercícios nos conduzirão para a aceitação e perdão de si mesmo e dos outros.

Tudo que focamos expande! Qual o foco? O que tira seu foco? Falta objetivo/sentido em sua vida? Pra quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve. Quando não sabemos quem somos não temos foco.

Atenção, concentração e foco é como um músculo, quanto mais usamos mais cresce e o contrário também é verdadeiro. FOCO traz PODER!

Sim nossa mente é poderosíssima, nosso cérebro é uma máquina capaz de criar e transformar qualquer circunstância. Já dizia o poeta: “basta ser sincero e desejar profundo você será capaz de sacudir o mundo”.

Qual a intenção em aumentar a autoestima, quais expectativas? Em relação aos problemas/conflitos/situações que estou vivenciando qual a importância do levantamento da autoestima para solucioná-los? O que muda em minha vida?

Estes 10 passos/exercícios são oportunidades para reconhecermos/percebermos quem somos, onde estamos e para onde vamos.

Primeiro para sairmos do automático e vivermos uma vida com sentido e foco é necessário desenvolvermos o nosso “eu observador”, o “eu” observando a si mesmo. Estes passos/exercícios da mesma forma que os exercícios físicos para obterem resultados precisam de constância e disciplina (aqui as principais dificuldades).

Escreva no seu caderno Diário do eu (escolha um caderno especial para estes exercícios, à sugestão é um caderno pequeno, fácil de carrega-lo) escreva a intenção de participar do Programa Levantamento de Autoestima.

Quando temos consciência da real intenção em fazer determinada atitude/exercício/ação mais força é disponibilizada para a ação. Nossa mente mente; e muitas vezes nos confunde quanto ao rumo a seguir ou quanto aos nossos desejos e metas...

Pense em uma situação concreta...escreva! É IMPORTANTE Escrever estas perguntas e respostas!!
Outra questão importante é o compromisso.

Este programa é composto por 10 passos/exercícios para levantamento da Autoestima. Serão 10 semanas um (1) passo/exercício por semana.

Qual sua disponibilidade? Preencha os espaços a baixo:

Eu________________________________________quero exercitar o levantamento de autoestima, porque: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eu dedico _____________________ do meu tempo diário para estes exercícios.

Primeiro passo: RespirAr e ObservAr

Respirar é vida. A vida que temos esta ligada intrinsecamente a forma que respiramos. Respirar é o nosso primeiro e último ato na vida.
A qualidade dos nossos pensamentos e mente dependem da qualidade da nossa respiração. Se respirarmos com plenitude, consciência e disposição nossas experiências e vivências também serão assim.

“Já diziam os sábios yogues que quem controla a respiração controla a mente, e é a mente a origem das maiores tensões que sentimos no nosso corpo.” Amanda Dreher

Com o caderno em mãos, escolha um momento em que você não será interrompido e por apenas 5’ minutos feche os olhos e respire o mais profundo que você conseguir.

Respiração profunda é quando o ar chega até nosso umbigo fazendo com que nossa barriga fique cheia (é a respiração do bebê que respira e a barriguinha mexe). Tão importante quanto à inspiração é a expiração. Conte até 4 inspirando, 3 segurando o ar e 5 expirando soltando todo ar e esvaziando totalmente os pulmões. Repita algumas vezes...

(Decida observar apenas sua respiração, se houver algum pensamento que insista ficar, peça para que espere e que nestes 5’ minutos você irá pensar e observar apenas em sua respiração)

Responda estas questões no caderno:
1.         Como esta minha respiração; como estou respirando? Respiração completa ou só torácica? Não tem tempo nem de respirar?
2.         Quais as sensações e emoções que observei?
3.         Houve algum pensamento que insiste em permanecer? Qual?

Por 5 dias faça estes exercícios e anote o que observou.
*Importante: busque observar sem juízo de valor, apenas observe e aceite o que acontecer.

REFLEXÕES:
Respiração é Vida.
O poder da intenção.
Tudo que eu foco expande.
A vida te trata como você se trata!

DICAS:
Dormir em quarto escuro com o mínimo de luz possível.
Meditação diária.
Diariamente luz solar sem bloqueador e sem óculos escuros por pelo menos 10’minutos.

Gostou? Alguma dúvida ou sugestões? 

Deixe aqui seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Aloha 
Rita de Cássia


Dicas de vídeos:
Aprender a Meditar - Como Meditar - Meditação Feliz Com Você! https://www.youtube.com/watch?v=HEVqg4NWozo

Meditar? 4 Passos para Você Conseguir Meditar [LIVE do Face] https://www.youtube.com/watch?v=RpKYrAT8Xa4&spfreload=10

Respiração, Autoconhecimento e melhora dos Olhos e Corpo https://www.youtube.com/watch?v=IEIi82_uhwE

21 passos - O Poder do Foco https://www.youtube.com/watch?v=cVfGTsy3ypQ Saiba como o Foco pode nos auxiliar a alcançar nossos resultados, através das palavras do Master Coach Senior, José Roberto Marques, Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC




Um comentário:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=mZ1Cy5XFAYA 1:33 / 7:37
    Meditação: os Segredos da Meditação no seu Organismo...

    ResponderExcluir

Morreu de que?
- Se sufocou com as palavras que nunca disse...

Grata, pela visita!
Abraços,
Rita de Cássia