domingo, 14 de julho de 2013

Politicamente Correto...


 Todos nós criamos uma autoimagem idealizada, que é como queremos ser, acreditamos que somos e como percebemos que os outros querem que sejamos.
Autoimagem idealizada e máscara é a mesma coisa. A criação dela serve pra suprir a falta de confiança. Criamos esta “máscara” para sentirmos aceitos e amados pelas pessoas próximas de nós, principalmente os pais.
Fazemos a associação de que Pessoas boazinhas, além de ir para o céu é claro, encontram a felicidade e merecem prêmios; já pessoas más merecem castigo e infelicidade e vão pro inferno!

 “Contudo, sempre souberam perfeitamente bem que vocês nunca foram tão bons e perfeitos quanto o mundo parecia esperar que fossem. Esta verdade teve de ser ocultada, tornou-se um segredo, cheio de culpas e foi, então, que começaram a construir um falso eu.” Pw 083

A questão que estive pensando neste fim de semana foi o tal do Politicamente correto!?
Para mim é o eterno ficar em cima  do muro, a demonstração de grande covardia e dissimulação, a valorização das aparências em detrimento da verdade. O querer agradar a todos e não chatear ninguém. Sei bem o que é isto, já fiz várias e várias tentativas de ser politicamente correta.
O que ganhei com estas tentativas?? Uma gastrite e o afastamento das pessoas...
Agora Ganhei Coragem (lindo texto do Rubem Alves  http://institutobemtevi.blogspot.com.br/ ) 
o passar da idade têm certos ganhos,  dizer o que penso e tentar me posicionar verdadeiramente proporciona uma gostosa sensação de liberdade e autenticidade. (O Ministério da Verdade adverte: engolir sapo faz mal pra saúde!!)
A dissolução da imagem do eu idealizado é a única maneira possível de encontrar o seu verdadeiro self, de encontrar serenidade e auto-respeito e de viver a sua vida plenamente.” Pw 083.
Ainda que cambaleando de vez em quando, o reaprender a andar com verdade e autenticidade não é fácil. Constantemente pensamentos de condenação e vontade de se esconder aparecem, mas, uma ferramenta importante e eficaz para estas questões, que tenho me apoiado é o Pathwork.

“O Pathwork é um trabalho de autoconhecimento e de transformação pessoal que nos conduz ao universo interior, em busca do nosso verdadeiro Eu.”  https://www.facebook.com/pages/Pathwork-Regional-Goi%C3%A1s/646745845352165?fref=ts

Com esta "ferramenta" tenho apreendido que a Autoconfiança saudável e genuína pode ser traduzida como Paz de Espírito.
Significa a saudável independência e segurança e permite que se consiga o máximo de felicidade através do desenvolvimento dos talentos inerentes ao indivíduo, levando a uma vida construtiva e entrando em relações humanas frutíferas.”Pw83

E quem não quer Paz de Espírito e Relações frutíferas? Eu quero e desejo firmemente.
Para a realização deste desejo, hoje, o Politicamente correto para mim não cabe mais, até porque nesta Nova Era de mudanças de paradigmas o dito “politicamente correto” esta passando por reformas e reestruturações consideráveis.



O perfeito amor lança fora o medo

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.  Ora, o medo produz tormentos;  logo aquele que teme não é aperf...