Será que quando não sei a teoria falo de uma prática e quando não sei
a prática falo de uma teoria?
Vamos refletir sobre as esculturas (foto)
Imagem-Linguagem articulada
O enigma: Por que o homem esta nu e a mulher vestida,
se tanto
homem como mulher estão sem cabeça
no pano de fundo?
“Decifra-me ou te devoro.”
FREUD, Sigmund. Obras Completas
/ Sigmund Freud. Sobre a psicologia escolar (1914 – v.13) – Rio de
Janeiro:- Imago, 1976.
“A psicanálise nos mostrou
que as atitudes emocionais dos indivíduos para com outras pessoas que
são de tão extrema importância para seu comportamento posterior, já
estão estabelecidas numa idade surpreendentemente precoce. A natureza e a
qualidade das relações da criança com as pessoas do seu próprio sexo e do sexo
oposto, já foi firmada nos primeiros seis anos de sua vida. Ela pode
posteriormente desenvolvê-las e transformá-las em certas direções, mas não
pode mais livrar-se delas. As pessoas a quem se acha assim ligada são os
pais e irmãos e irmãs. Todos que vem a conhecer mais tarde
tornam-se figuras substitutas desses primeiros objetos de seus sentimentos.
(Deveríamos talvez acrescentar aos pais algumas outras pessoas como babás, que
dela cuidaram na infância.) Essas figuras substitutas podem
classificar-se do ponto de vista da criança, segundo provenham do que chamamos
as “imagos” do pai, da mãe, dos irmãos e das irmãs, e assim por
diante. Seus relacionamentos posteriores são assim obrigados a
arcar com uma espécie de herança emocional, defrontam-se com simpatias e
antipatias para cuja produção esses próprios relacionamentos pouco
contribuíram. Todas as escolhas posteriores de amizade e amor
seguem a base das lembranças deixadas por esses primeiros protótipos.”
Portanto, vamos falar do inicio (qual deles?); os protótipos
(1ºexemplares, peça piloto, modelo) que Jung denominou arquétipos.
A natureza humana é essencialmente biológica e social – aliás,
é a própria biologia que nos remete para o social. O homem depende do outro
para sua existência, é na relação com “o outro” (adiante vamos falar
deste: “o outro”) que construo e conheço o meio e a mim mesmo. O ser humano
diferencia dos animais pela capacidade de reproduzir os meios para sua
sobrevivência e faz isto através do trabalho, atividade em conjunto que confere
uma “identidade cultural” a ele. Esta dependência biológica no homem faz
dele essencialmente: social.
Quando o bebê nasce o instinto o leva a chorar, ele nem sabe o que
é leite, mãe, fome, existem apenas as sensações motoras, ele chora/movimento e
a mãe/adulto lhe oferece o leite e com ele vem o prazer.
No belo artigo: O mestre e seus feitiços - Márcia Neder, diz que:
“o adulto oferece ao bebê o leite embalado nas suas paixões, na sua sexualidade
inconsciente. Dizemos, então, com Jean Laplanche e sua teoria da sedução
generalizada, que o adulto seduz o bebê, ou seja, desvia-o de seu curso
biológico para nele implantar a sua sexualidade, despertando um prazer que
ele buscará repetir sugando o próprio dedo. Esse é o protótipo do prazer,
porque, evidentemente, do dedo não sai leite. Mas essa fantasia
dá prazer.”
A autora fala da relação: educação-mãe, mãe-Eva, seio-maçã. Que a
educação e a escola são uma oferta, carregada de significações
inconscientes, que o adulto faz á criança.
Confirmando esta perspectiva educação- mãe vamos olhar os
protótipos/arquétipos da relação mãe-filha através da mitologia.
A primeira pergunta: Se ela (educação) é mãe, quem são seus filhos?
O pano de fundo dois mitos que são explanados em: > Amor e
Psiquê: uma contribuição para o desenvolvimento da psique feminina. / Erich
Neumann. > O anel do poder: a criança abandonada, o pai autoritário e
o feminino subjugado. / Jean Shinoda Bolen.
Goiânia, 28 de fevereiro de 2016
Olha as músicas dizendo através da arte o que estou querendo dizer,
não é coincidência, pois elas não existem;
é a
sincronicidade revelando o inconsciente coletivo com o
poder do mito - basta sintonizar:
(28/02/16- Domingo,11:58’ @ExecutivaFM – fim de semana )
Fiquei pensando quando ouvi a primeira música que seria só esta:
“O professor tem mais de trinta conselhos.”
“Eu me
desloco no tempo e no espaço.”
Aí veio a segunda com a Maria Rita:
“Eterno é antes e depois”
E com o poder do três, a terceira música dizia assim:
(Interessa?) Faz vontade pra mamãe.
O que estou pesquisando: Tempo e Espaço; Educação-mãe; Mãe-filha.
Segue um pouquinho da sequência musical sintonizada com a linguagem
articulada do mito.
Tudo diz de tudo o tempo todo, basta saber
qual freqüência:
Com mais de 30
Marcos Valle
O professor tem mais de trinta conselhos
Mas ele tem mais de trinta, oh mais de trinta
Oh mais de trinta
Não confie em ninguém com mais de trinta ternos
Não acredite em ninguém com mais de trinta vestidos
O diretor quer mais de trinta minutos
Pra dirigir sua vida, a sua vida
A sua vida
Eu meço a vida nas coisas que eu faço
E nas coisas que eu sonho e não faço
Eu me desloco no tempo e no espaço
Passo a passo, faço mais um traço
Faço mais um passo, traço a traço
Sou prisioneiro do ar poluído
O artigo trinta eu conheço de ouvido
Eu me desloco no tempo e no espaço
Na fumaça um mundo novo faço
Faço um novo mundo na fumaça
Não confie em ninguém...
Maltratar não é direito
Maria Rita
Um amor só é bom
Quando é prá dois
Eterno é antes e depois
Agora não vou mais me enganar
Não quero mais sofrer, não dá
Se o teu desejo era me ver
Se deu vontade de saber
Se tô feliz
Até posso dizer que sim
O teu reinado acabou,
Chegou ao fim
Eu não nasci prá você,
Nem você prá mim...
Lalalaiá Lalalaiá...Lalalaiá Lalalaiá...
Lalalaiá Lalalaiá...
Interessa
Roberta Sá
Se você quiser saber
Por que é que eu gosto dele (Interessa?)
É que ele é meu benzinho
E me trata com carinho
Faz vontade pra mamãe.
De manhã me dá um beijo
Quando sai pra trabalhar
Adivinha o meu desejo
Traz docinhos pro jantar.
Quem é que não desejava
Ter um maridinho assim?
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Morreu de que?
- Se sufocou com as palavras que nunca disse...
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Abraços,
Rita de Cássia